Temas de meio-jogo: 1ª parte
Iniciantes Por Danilo Epitácio Quarta-Feira, 19 de abril de 2017

Muitas pessoas desistem da arte de jogar xadrez por considerá-lo um jogo monótono e sem emoção.

Quando isso acontece é provável que esse ex-futuro enxadrista não saiba ainda o que é preciso para vencer uma partida de xadrez.

Cabe então perguntar:

Qual o objetivo geral do jogo de xadrez?

A resposta virá de imediato... Dar xeque-mate!

Daí surge o segundo e mais complicado questionamento:

Como conseguir aplicar o xeque-mate?

Uma das principais maneiras de alcançar o tão almejado "xeque-mate" é conseguindo ganhar o maior número de peças do adversário. Com isso o rei inimigo terá menos peças para sua defesa.

Como ganhar material?

O ganho de material surge através dos temas do meio-jogo ou temas táticos: ataque duplo, cravada, desvio, xeque descoberto, raio X etc.

A união desses temas, agregada a uma seqüência de jogadas, resulta no ganho de material ou mesmo no xeque-mate. Esse processo é denominado de combinação.

O fator que difere um enxadrista iniciante e um de nível médio ou forte está na capacidade de análises das posições. O iniciante tem uma visão superficial da posição por ter jogado e estudado poucas partidas. Já o jogador mais experiente, faz lances automáticos e precisos, por conhecer temas de combinação e estratégia.

O xadrez começa ser um jogo brilhante a partir do momento em que o aficionado descobre a importância do lance forçado. Com isso fica muito mais fácil analisar as posições.

Lance forçado é aquele onde o jogador é obrigado a fazer jogadas limitadas. Fato que facilita a análise de uma seqüência de lances que resultará no ganho de material ou no xeque-mate.

Observação: "Quando isso acontece, o jogador em inferioridade não passa de um simples movimentador de peças, pois a jogada dele já estava calculada!"

 

Temas de combinações



Desvio de defesas



No diagrama ao lado, quem joga ganha material.

Em ambas as posições o cavalo está escravo da defesa da torre.

Resposta:

Se brancas jogam: 1.Txf5+! (eliminando a defesa da torre adversária), pretas jogam e as brancas capturam a torre de e3.

Se pretas jogam: ganham com 1...Txf3+, seguido de Rxg5!


Distração



Brancas jogam e ganham.

Resposta:

1.De6+!! (desviando a defesa da torre de d8 para dar mate na oitava fileira) 1...Txe6 [1...Rf8 2.Df7 mate; 1...Rh8 2.Dxf6+ Txf6 (2...Rg8 3.Dg7 mate) 3.Txd8+ Tf8 4.Txf8 mate] 2.Txd8+ Te8 3.Txe8 mate 1-0


Ataque duplo



Brancas jogam e ganham.

Resposta:

1.f6+! garfo (duplo de peão) 1...Dxf6 [1...Rxf6 2.Cd5+ Re5 3.Cxe7 Rxd4 4.Rf4] 2.Ch5+ Rg6 3.Cxf6 1-0